Censos veados 2010 (serra da Lousã)

Na passada madrugada do dia 3 de Outubro de 2010, o Aveiro TT participou no censos 2010 de veados (Cervus elaphus L.) da Serra da Lousã, uma iniciativa do CESAM e do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), com a coordenação do Dr. Carlos Fonseca.

Esta acção tem vindo a ser feita nos últimos 7 anos, sempre na altura da brama (entre Setembro e Novembro), que é quando os veados atingem o auge de actividade.

foto por LandLousã


A saída para o terreno foi antecedida por uma sessão formativa no C.O.T.F. (Lousã), de preparação para a acção de observação por pontos fixos, na qual participaram todos os elementos envolvidos no censos.

O toque de alvorada foi por volta das 4am. Os veículos todo-o-terreno seguiram em caravana até ao centro de operações, para posterior distribuição, antes do nascer do sol, de todas as pessoas pelos cerca de 30 pontos de observação, distribuídos estrategicamente pela serra da Lousã.

Infelizmente, as condições atmosféricas nessa manhã não foram as mais favoráveis. Poucos animais foram avistados, e a recolha das pessoas foi antecipada.

O próximo censos será só daqui a um ano, ficamos a aguardar!

1 comentário:

  1. Muito bom esse trabalho, mais uma boa iniciativa do AveiroTT como já estamos habituados!!! Parabéns!!!

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário. Será publicado brevemente.