Arraial de São Gonçalinho 2011

Como é habitual no primeiro fim-de-semana de Janeiro, as previsões meteorológicas para Aveiro incluem fortes rajadas de cavacas, enxurrada de gentes nas ruas, e estrondosos fogos de artifício à beira ria...

De 6 a 10 de Janeiro, venha prestar homenagem a São Gonçalinho, apanhar uma cavaca ou duas (se conseguir!), e aproveite para desfrutar um TT turístico na ria de Aveiro ou nas margens do rio Vouga.

Envie email para aveirott at gmail.com, ou deixe comentário aqui.





Para mais detalhes sobre as sugestões, clique abaixo...



Capela de São Gonçalinho


TT Baixo Vouga Lagunar
Percurso turístico pelas margens da laguna (ria) de Aveiro. Pode optar por seguir até São Jacinto, e transpor o rio Vouga por ferry até à Barra.


BTT vale do Vouga
Embora tenha sido pensado para BTT, é possível fazer grande parte com veículo todo-o-terreno sem muita preparação, excepto pequenos trilhos single-track em que será necessário encontrar alternativa.

Variante das gafanhas
Fácil e agradável trilho em terra batida pelas Gafanhas de Ílhavo, com soberba vista para a Costa Nova.
Pode ser usado como troço de ligação para o trilho em areia entre Mira e o Areão (ver abaixo)

(pequeno) TT entre Mira e o Areão
Com apenas 9km de areia, é um percurso com beleza natural e engraçado de se fazer. Não vá sozinho e siga sempre pelo trilho marcado.

23 comentários:

  1. Apanhar cavacas (se conseguirmos) quê... na cabeça? Isso é fácil! xD


    TT TURISTICO?
    Interessa-me! Solicito infos p email ;-P

    Vou já para o matlab fazer as minhas funções de transformação entre coordenadas GPS, geodésicas, cartesianas, equatoriais celestes, e etc... para ver se não tenho desculpa desta vez, e ir com vocês, e ao lado, a trás ou à frente do Vitara do Pedro Lopes ;P

    Os + baixinhos à frente para verem o caminho xD



    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Na tou percebendo isto!
    1º se é um raid turistico na ria de Aveiro...eu num posso !
    não tenho snorkel para andar debaixo de agua na ria :))
    2º se é um raid para apanhar cavacas...eu num posso !
    da ultima vez levei 11 pontos no sobrolho á custa delas :((
    3º se for um raid turistico pelas MARGENS da ria..eu posso!
    4º então se for para javardar, comer cavacas (sem ser pelo lombo abaixo) contem SEMPRE comigo e com o chupeta vitara.
    Agora esclareçam lá as minhas dúvidas.

    ResponderEliminar
  3. Ou entao n ha nada e eu percebi mal!
    LOOL

    ResponderEliminar
  4. Gente, vejam mais detalhes no post!
    Para já, não há passeio "oficial" ATT, por isso sugerimos alguns trilhos turísticos, fáceis e agradáveis, perto do centro de Aveiro.
    As cavacas irão voar de 6 a 10 de Janeiro, por isso tragam capacete! (e luva de baseball)

    ResponderEliminar
  5. E claro... Comentários e mais sugestões são bem vindos!
    Vamos tornar o ATT num ponto de partilha!

    ResponderEliminar
  6. Pedro Lopes, que achas do do Areão para darmos uma voltita rápida e simples no fim de semana se puderes e estiver bom tempo?

    Com a variante de que, da Encarnação até à Vagueira iríamos por aquele caminho de terra batida cheio de buracos junto à ria...


    Com sorte arranjo + alguém que queira ir..

    ResponderEliminar
  7. Já agora...
    Não há problemas com algum tipo de Autoridade "competente" por andar assim pelo meio dessa areia..?

    ResponderEliminar
  8. Padilha, bem lembrado! Vou adicionar o trace desse trilho, perfeito para ligação ao da Praia do Areão!
    Penso que não haverá problema, desde que seja mantido o civismo e se circule apenas nos trilhos abertos.
    Pelo menos assim é para os lados do pinhal de Leiria, será que em Ílhavo as regras são outras?!

    ResponderEliminar
  9. Já está... Podem ver aqui: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1386322 (wikiloc)

    ResponderEliminar
  10. Olá Malta.

    O Freitas esta de volta ao trabalho. :)
    Contem comigo para esse passeio. Conheço muito bem toda essa zona com uma grande diversidade de trilhos.

    ResponderEliminar
  11. É bom estar de volta, e com grandes planos para 2011!
    Se for no Sábado, talvez o Crispim e a Mónica (e eu) se juntem à caravana!
    A ideia do Padilha é boa, uma voltinha simples, rápida e agradável perto do centro... Porque o verdadeiro desafio será sobreviver às cavacadas!
    Paulo, vou no Sábado com o Crispim ao Carvalheira & Gonçalves, em Esgueira... Será preciso vires também?! :-D

    ResponderEliminar
  12. Não é necessario eu ir... basta dizeres que fui eu que lá mandei e para ter atenção ás contas que ele já sabe o que fazer.
    Mas como estou por casa tambem posso lá dar um saltinho.

    ResponderEliminar
  13. Para os Pedros terem conhecimento....Estava previsto realizarmos um passeio do São Gonçalinho, mas como nesta data estavam a surgir muitos outros encontros (passeios) resolvemos não levar para a frente a ideia para não provocar confusões e estar a dividir o pessoal. O nosso lema é promover o Todo Terreno e não destrui-lo.
    Já que estão a surgir propostas para uma voltinha e eu estou disponível este fim-de-semana e é com todo o gosto que alinho na brincadeira.

    Aquele Abraço

    ResponderEliminar
  14. o percurso desde a ponte da Barra até ao Areão sempre pela linha de agua é demasiado simples...tb já o fiz mts vezes e aliás passa aqui bem pertinho de minha casa.
    Quanto á zona do Areão propriamente dita, esqueçam, não quero ficar com o Chupeta apreendido.
    Estou a tentar desesperadamente que os sapatinhos novos venham ainda esta semana para o carro mas parece que anda tudo em balanços e contabilidades. :(
    Mas mesmo com pneus de estrada tou sempre disponivel para umas voltinhas ao domingo.

    ResponderEliminar
  15. Pedro Padilha não conheço esse trilho...Gostei das fotos. Temos marcar uma voltinha e tu vais ter que ir à frente.
    Agora que mostras-te estas fotos e o Track de GPS estás tramado....vai ter que alinhar numa saída por esses trilhos.

    Fala lá com os teus amigos e vamos dar uma volta no Sábado ou Domingo para conversarmos e fazer o gostinho ao pé. Trilhos aqui na zona eu arranjo.

    Pedro Lopes fica tranquilo que ninguém te apreende o teu Chupeta. Falei com um amigo da Policia Marítima que me informou que não tem problema desde que não se saia dos trilhos já existentes. Mas temos aí soluções sem ter que ir para esses lados.

    Marquem lá essa coisa para Sábado ou Domingo e horas que a malta marca presença.

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Os trilhos que falei (Mira- Areão) estão marcados nos GPS normal de estrada. Alguns anos atrás eram caminhos de acesso aos campos, mas com o passar dos anos foram deteriorando.
    Não é um trilho aberto por meia dúzia de carros que ali passaram.
    Como vêm são trilhos para se fazer sem problemas com as autoridades.

    Então até Sábado ou Domingo.

    ResponderEliminar
  17. Boas, tenham atenção a qq trilho feito junto à linha de água ou dunar, não existem excepçoes por trilhos já existentes, essa informação é relativa e tudo pode depender da policia maritima que apareça ou GNR.
    Eu próprio fui multado à uns anitos por circular em trilhos de areia (bem escvados e marcados) pela GNR na zona do areão. Eramos 2 e a coima foi de 250 euros com direito a apreensão de documentos. Tenham cuidado com caravanas por essa zona.
    E circular da barra ao areão junto ao mar é muito arriscado de dia, já o fiz de noite para evitar problemas maiores, É PROIBIDO.
    Fiquem bem e bons passeios.

    ResponderEliminar
  18. É realmente uma questão sensível, e apelo ao civismo de quem seguir por esses trilhos.
    Vamos tentar esclarecer justo das autoridades competentes quais são realmente as restrições à circulação, com o objectivo de assinalar as zonas permitidas.

    ResponderEliminar
  19. Mas polémicas à parte, o que importa é que começa hoje o arraial!
    Quinta-feira é tradicionalmente a noite das tunas académicas da Universidade de Aveiro.
    E para terminar a noite em beleza, fogo de artifício no canal de são roque (se as condições climatéricas permitirem).

    ResponderEliminar
  20. Meus amigos,

    Depois de ser provocado pelos 2 Pedros, resolvi dar uma voltinha curta aqui pela zona. Conto que os 2 Pedros.
    Espero que se defina Hora de saída e sitio para o Café. Já á mais malta à espera da divulgação da hora de saída.

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. lamento imenso, mas eu não provoquei ninguém ! apenas me limitei a constatar o óbvio eheheheh.
    Mas tb lamento informar que não meto o meu Chupeta Vitara em areia ou terrenos arenosos. Sei bem o que a areia faz aos carros, além de que não aprecio a condução em areia.
    No entanto e uma vez que chegaram ontem os novos sapatinhos do Chupeta e o meu rádio cb ( até dá para falar e tudo )este domingo á tarde devemos ir mais o meu camarada Aniceto dar uma volta até Paradela, Carvoeiro etc para tirar a goma aos pneus.
    Sr. Paulo Costa agradecia imenso o seu mui dignissimo nº de tlm bem como o de alguns amigos que queiram vir para a gente combinar.
    ou por aqui ou para o mail angeprof@hotmail.com enviem-me o nº.

    ResponderEliminar
  22. Então é assim ! este domingo á tarde a partir das 14h na pastelaria Migalhas em Eixo como ponto de encontro, eu e o amigo Aniceto vamos inaugurar 2 coisas..." 2011 odisseia na javardice" e " Chupeta com sapatinhos novos e falante com botõezinhos".
    Fica aqui o convite a todos os amigos/as que queiram vir, vai ser uma coisa ligeira, do Carvoeiro até Paradela com umas picaditas e lama com força.
    É um passeio de amigos, entre amigos, para amigos. Apareçam.

    ResponderEliminar
  23. Nós já fomos ao São Gonçalinho! bonita esta tradição Aveirense :) O Black agradeceu as cavacas! Abraços

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário. Será publicado brevemente.